Notícias


PIX: O que é esta nova modalidade de pagamentos instantâneos e quais os seus impactos para as pequenas e médias empresas



O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos universal criado para conectar pessoas físicas e jurídicas por meio de um único sistema digital, com capacidade de realizar transferências de valores de maneira rápida e barata.

O grande diferencial do PIX em relação às demais operações de transferência realizadas com cartão, como o TED e o DOC, é o baixo custo. Isso porque as bandeiras de cartão de crédito cobram uma porcentagem do lojista baseada no valor pago pelo cliente, o que acaba desmotivando as pequenas empresas a aceitarem pagamentos em cartão, na contramão do cenário moderno atual.

Com a promessa de realizar as transferências em apenas 10 segundos, é certo que o principal benefício para as pequenas e médias empresas será no fluxo de caixa, uma vez que a disponibilidade do dinheiro será muito mais rápida.

Diante da nova modalidade, a expectativa do Banco Central é de que pessoas físicas e jurídicas possam realizar suas transações financeiras de forma rápida e segura, barateando custos acessórios e agilizando as operações, uma vez que o serviço funcionará 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.