Notícias


Estado do Ceará pode ser o responsável pela primeira Lei Mundial envolvendo Linguagem Simples



A Linguagem Simples é um estilo de escrita que permite ao leitor entender facilmente o que está escrito em qualquer tipo de texto ou documento. Nos últimos tempos, com a modernização dos negócios por meio da tecnologia, tem-se percebido uma grande necessidade de que as comunicações sejam elaboradas em uma linguagem que possa ser facilmente compreendida por todos, independentemente do grau de instrução da pessoa ou área de formação.

E, com o intuito de revolucionar as comunicações, o Governo do Ceará, por meio do Laboratório de Inovação de Dados, elaborou o Projeto de Lei nº 139/22, para instituir a Política Estadual de Linguagem Simples, que tem como principal objetivo melhorar a cultura da linguagem do governo estadual.

O projeto, caso seja aprovado, será um marco para o setor público, tornando-se a primeira lei no mundo a combinar técnicas de Linguagem Simples e Direito Visual, em um formato totalmente inovador e acessível.

Conforme destacou a coordenadora-geral responsável pelo projeto, Jessika Moreira: “entregar um texto claro, objetivo e acessível é tarefa fundamental do estado democrático para garantir o direito de acesso da população às informações públicas”.