Artigos


12/12/2017

Concessão de férias a partir da reforma trabalhista

  Concessão de férias a partir da Reforma Trabalhista   Com a reforma trabalhista, o artigo que dispõe sobre a concessão das férias foi alterado e, se de um lado houve a facilitação do parcelamento das férias, de outro foi imposta uma restrição quanto a data do início das férias, disposta no parágrafo terceiro. Neste artigo vamos explicar como as férias podem ser concedidas.  Leia mais...…


Continue Lendo

12/12/2017

Concessão de férias a partir da reforma trabalhista


Continue Lendo

05/12/2017

Concessão de férias a partir da reforma trabalhista

Com a reforma trabalhista, o artigo que dispões sobre a concessão das férias foi alterado e, se de um lado houve a facilitação do parcelamento das férias, de outro foi imposta uma restrição quanto a data do início das férias, disposta no parágrafo terceiro. Art. 134 - As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subseqüentes à data em que…


Continue Lendo

15/05/2015

Compliance e a Lei Anticorrupção

Christiane Schramm Guisso fala a respeito do Compliance e da Lei Anticorrupção na nova edição da Revista Ferramental. Leia o artigo na íntegra:


Continue Lendo

30/05/2014

Quanto vale sua empresa?

Em comemoração ao aniversário de 12 anos, a Schramm Hofmann Advogados brindou seus clientes e amigos com a palestra Quanto Vale a sua Empresa?, ministrada por Ana Cristina França de Souza, ICVS - vice-presidente da Apsis Consultoria. Ana Cristina falou sobre as finalidades e metodologias do Valuation. 


Continue Lendo

03/02/2014

Alterações da Nova Lei do ISS-Joinville

A Lei Complementar nº 398/13 trouxe alterações significativas no “ISS”na modalidade estimativa fixa de Joinville. A nova forma de apuração levará em conta o faturamento anual das sociedades para determinação do valor mensal do tributo a ser pago por profissional habilitado, em 05 (cinco) faixas  de faturamento. Entendemos que as sociedades de profissionais deverão se submeter a um cuidadoso planejamento tributário…


Continue Lendo

29/01/2014

A inconstitucionalidade das sessões secretas das Delegacias Regionais de Julgamento no âmbito da Secretaria da Receita Federal

Os julgamentos em primeira instância de processos administrativos da Receita Federal são proferidos pelas Delegacias Regionais de Julgamento (“DRJ”) a quem compete conhecer e julgar, especificamente, impugnações e manifestações de inconformidade em processos administrativos fiscais. Ocorre, todavia, que os julgamentos realizados no âmbito das DRJ são realizados de forma “secreta” sem que seja oportunizada ao contribuinte…


Continue Lendo

19/11/2013

Memorando Societário. É possível constituir uma holding sob a forma de EIRELI?

A formatação legal da EIRELI nos leva a crer ser totalmente possível a criação de uma holding com essa roupagem, visto que a Lei Civil confere à EIRELI uma ampla gama de objetos sociais possíveis, desde que lícitos perante nosso ordenamento.


Continue Lendo

16/10/2013

Memorando Tributário. ISS x ICMS nos Serviços Gráficos

Incide ICMS e não ISS sobre os serviços gráficos por encomenda que servirão de insumos para outras indústrias.


Continue Lendo

27/08/2013

As Portas do Mercado de Capitais para a PME

O mercado de capitais é uma peça importante para a consolidação do desenvolvimento econômico brasileiro recente. Por ele transitam inúmeras atividades capazes de fomentar uma estratégia bem-sucedida de crescimento da economia e fortalecimento das empresas brasileiras. Conheça um pouco mais sobre o assunto através da apresentação de autoria do Dr. Renato Ximenes, em envento promovido pela SH Advogados, no dia 10 de julho…


Continue Lendo

23/08/2013

Desenvolvedores de software fazem vistoria em empresas usuárias

Empresas desenvolvedoras de softwares estão ajuizando ação cautelar para produção antecipada de provas com pedido de liminar de vistoria nas dependências das empresas usuárias, com o objetivo de constatar o uso e a quantidade de cópias não licenciadas dos seus programas de computador.  


Continue Lendo

19/08/2013

Parecer - Trabalhista - Acumulo de Funções

O acúmulo de função pressupõe a efetiva prestação de serviços em mais de uma atividade que não tenha sido contratada expressa ou tacitamente, já que o empregado é obrigado a prestar os serviços de acordo com a sua condição pessoal, ou seja, se é capaz de fazer, deverá fazê-lo. Leia mais 


Continue Lendo